Lapidação. | Authentical

Lapidação.

Publicado: 30/09/2019

LAPIDAÇÃO DE PEDRAS

        Lapidação é o processo de polimento que transforma uma pedra bruta em uma gema, pronta para ser utilizada na joalheria. Existem diversos tipos de lapidação, cada forma de talhar a pedra, resulta em uma gema com formato e grau de brilho diferente.  

        O processo de lapidação pode variar de algumas horas até um ano, de acordo com o grau de dificuldade do talhe. E isso é um dos fatores importantes para precificar a joia, no final. Os tipos de lapidação são divididos basicamente em brilhante, degraus, mistas e cabochão.


1. LAPIDAÇÃO EM BRILHANTE

A lapidação em brilhante é do tipo facetada, e quanto maior o número de facetas, maior a reflexão da luz, gerando muito brilho a joia. Em geral, é a lapidação dos diamantes, e as formas de talhes nesse tipo são:


Redondo Padrão: conta em geral com 57 facetas, 8/8: semelhante ao redondo padrão, mas com bem menos facetas, Gota: conta em geral com 57 facetas, Oval: conta em geral com 57 facetas, Coração: conta em geral com 65 facetas, Navette: conta em geral com 57 facetas.

             

Nesse tipo também se encontram os abrilhantados, que contam com talhes angulares. São eles: Trilliant: conta em geral com 43 facetas, Triângulo, Octógono: conta em geral com 53 facetas, Rosa, Rosa Holadesa, Princesa: varia de 58 a 76 facetas, Radiante: conta em geral com 49 facetas, Antique.


2. LAPIDAÇÃO EM DEGRAUS

A lapidação em degraus tem suas facetas em formato trapezoidal e dispostas paralelamente à rondista da pedra, causando um efeito de degraus sucessivos. Os formatos desse tipo podem ser: Briolette, Trapézio, Baguete, Quadrada, Tesoura e Esmeralda.



3. LAPIDAÇÃO MISTA

A lapidação mista, como o nome já diz, é quando a pedra é lapidada em brilhante e degrau. A coroa pode ser lapidada de uma forma e o pavilhão de outra, causando um efeito diferente. As formas de combinação são inúmeras, mas as mais famosas são: Barion e Ceilão.



4. LAPIDAÇÃO CABOCHÃO

A lapidação cabochão não é facetada, a gema torna-se lisa e pode ser opaca e translúcida. Esse era o método padrão de preparar as pedras preciosas antes do desenvolvimento dos cortes facetados.



            Que tal contar para gente o seu talhe favorito? ♥

Voltar

RECEBA OFERTAS EXCLUSIVAS