Nossa história contada pelo maior portal de gestão e vendas do país! | Authentical

Nossa história contada pelo maior portal de gestão e vendas do país!

Publicado: 18/06/2018

Foco, dedicação e amor pelo o que se faz. Essa é a nossa história sendo contada pela revista Venda Mais desse mês.

Confira a reportagem feita pelo Maior Portal de Gestão e Vendas do país, e conheça um pouco mais de uma empresa liderada por mulheres, para mulheres.

Não são apenas semi joias. São produtos fruto de uma gestão de empoderamento que se reflete no brilho de nossas clientes.









Há alguns dias contamos aqui um pouco de nossa história, e hoje gostaríamos de compartilhar com vocês mais um capítulo. Com muita alegria estamos na edição impressa desse mês do maior portal sobre Gestão e Vendas do país, o Venda Mais.


Em uma reportagem incrível, são apresentados depoimentos de clientes e alguns diferenciais de nossa gestão. Confiram a matéria na íntegra e, assim como nós, se orgulhem e se alegrem com essa cobertura que apresenta nossa história de dedicação, amor e foco, em uma empresa familiar de mulheres para mulheres. O empoderamento de uma gestão refletida em cada produto e reconhecida por nossas clientes. Confira!

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LIDERANÇA COM CONHECIMENTO, AÇÃO E PAIXÃO

Por Francine Pereira - Venda Mais


Trajetória

No início da história da Authentical, a empresa funcionava em um pequeno quiosque, em Pelotas (RS). Hoje, são três lojas físicas, um e-commerce que entrega em todo o país, mais 50 mil clientes atendidos e 700 mil produtos comercializados.

Na visão das empreendedoras, esse crescimento é resultado de uma liderança que, ao longo dos últimos 18 anos, construiu uma empresa sólida e preparada para enfrentar as adversidades. Na prática, Bruna define preparação como a combinação de busca constante por conhecimento, capacitação e determinação para colocar os aprendizados em prática. Afinal, como ela mesma diz, “o conhecimento é muito importante, mas os resultados só surgem quando se começa a agir”. De acordo com um estudo realizado em 2016 pela consultoria PricewaterhouseCoopers, 80% das empresas brasileiras são familiares, como a Authentical. No entanto, apenas 12% desses negócios sobrevivem após a terceira geração. Dois fatores garantem a solidez dos sobreviventes: investimento em inovação e planejamento constante. Pelo que vimos até aqui, a Authentical está no caminho certo para durar muitas gerações.


Que empresa não quer receber depoimentos como esses? Afinal, eles evidenciam que os clientes valorizam a preocupação com a qualidade do produto vendido, o atendimento prestado pelos profissionais que fazem parte da equipe e o conhecimento do público-alvo. Esses, aliás, são os pilares do sucesso da Authentical Semijoias, marca que tem três mulheres no comando: Nara Palma da Silva e suas filhas Priscila e Bruna Palma da Silva. Com o objetivo de entender os diferenciais de

liderança e gestão dessa empresa que, só no ano passado, aumentou sua equipe de vendas em 30% (driblando a crise econômica), conversamos com Bruna, uma das responsáveis pelo crescimento constante e saudável da companhia. Na conversa, repleta de insights interessantes para qualquer profissional que atua na área comercial, Bruna, que é formada em Administração e tem MBA em Gestão Empresarial, revela algumas estratégias que funcionam na Authentical e que você pode colocar em prática na sua empresa para melhorar seus resultados e conquistar clientes fiéis como os que você viu nos depoimentos que abrem esta reportagem. Acompanhe!


Superando um ano desafiador

Mas nem toda a preparação é suficiente para evitar anos difíceis. 2017, por exemplo, foi desafiador.Mas a equipe da Authentical resolveu encará-lo de maneira positiva.

“Em vez de focarmos nos problemas, resolvemos ter atitudes que geram resultados. Decidimos nos readaptar e criar novas estratégias”, conta Bruna, revelando que foi por isso

que decidiu participar do curso Gestão de Equipes Comerciais (GEC), do Instituto VendaMais.

A aluna matriculada no GEC era Bruna, mas ela fez questão de compartilhar o aprendizado com os demais sócios da empresa. Além disso, tanto gestores como outros membros da equipe comercial participaram das atividades propostas durante o treinamento. Para ela, essa participação coletiva foi fundamental para garantir o sucesso da iniciativa. “Nos dedicamos muito ao longo do curso; aprendemos muito, treinamos nossa equipe, melhoramos nossos processos, nossa comunicação e a organização do tempo. Hoje, vemos o desafio de uma forma muito positiva, pois crescemos muito com ele”, salienta.

A seguir, confira os principais resultados práticos que a aplicação do conhecimento aprendido no GEC trouxe para a Authentical e aprenda lições importantes.


Criação do mapa estratégico

O Mapa Estratégico da Gestão Comercial é uma metodologia desenvolvida por Raul Candeloro que ajuda as empresas a mapearem os fatores mais importantes para a criação de um planejamento estratégico eficiente. Bruna conta que essa atividade foi fundamental para a Authentical reorganizar e alinhar a gestão como um todo. “Essa ferramenta nos ajudou a enxergar com clareza os objetivos da marca e o que precisávamos fazer para alcançar as metas. Essa clareza é fundamental para que não haja desvios de objetivos. Colocamos o mapa em todas as lojas e mensalmente, em nossa ‘reunião de sucesso’, conversamos sobre uma parte do nosso mapa”, conta.


Reestruturação no processo de recrutamento e seleção

A partir desse mapeamento estratégico, a Authentical reestruturou seu processo de recrutamento e seleção, conduzindo entrevistas alinhadas aos objetivos da organização, com perguntas direcionadas e planejadas para o perfil que a marca busca. Mais do que apenas contratar novos vendedores, a empresa passou a buscar profissionais interessados em crescer profissionalmente e em se tornar especialistas no ramo de semijoias. “Com isso, diminuímos o turnover e aumentamos as vendas, pois quando encontramos profissionais corretos, eles se sentem mais motivados para desempenhar suas funções, e nós temos a segurança de que aquele profissional é o mais capacitado para o cargo. Dessa forma, podemos desenvolver seus talentos para a evolução da equipe”, salienta.


Campanha de vendas que dobrou os resultados

Durante os trabalhos do módulo Campanha de vendas do GEC, a Authentical desenvolveu uma ação pensando no que poderia ser feito para melhorar as vendas sem investir muito. Bruna conta que conversou com fornecedores e parceiros e conseguiu bolsas para presentear a equipe. Então, a cada determinada quantidade de bolsas vendidas na loja, as vendedoras eram presenteadas com uma bolsa. Além disso, foi criado um tabuleiro em que as profissionais marcavam cada item vendido – como se fosse um jogo. “A campanha foi um sucesso! As vendedoras se sentiram muito motivadas a ganhar o presente e, por isso, nossas vendas de bolsas dobraram! Tudo isso sem termos que fazer investimentos, apenas negociamos com fornecedores para conseguir a premiação”, detalha a sócia da Authentical.


Paixão, família e liderança

Ficou claro que a busca por conhecimento é o que garante os bons resultados e a satisfação dos colaboradores e dos clientes da Authentical. Mas, por trás dessa sede por aprender mais, existe outro fator que ajuda a marca a estar em constante evolução: a paixão! Se conhecimento não é nada sem ação, nenhum aprendizado é suficiente quando não há paixão. Bruna salienta que isso é o que a move em sua trajetória de desenvolvimento profissional. “Sou apaixonada pelo meu trabalho, me motivo quando uma campanha dá certo, quando nossa equipe está motivada e quando temos resultados surpreendentes nas vendas. E é gratificante quando temos retorno positivo do público, pois trabalhamos para melhorar sempre e fazer o melhor no nosso ramo”, sublinha.

Questionada sobre os desafios de trabalhar em uma empresa familiar, Bruna ressalta que o segredo para ter sucesso na gestão desse tipo de negócio é todos estarem sincronizados em alcançar um objetivo comum. “É importante ter clareza sobre as metas, mas sempre respeitando o ponto de vista de cada um. Somos flexíveis para as principais decisões, conversamos muito e principalmente amamos o que fazemos”, declara. “Trabalhamos juntos, cada membro da família assumindo uma área da empresa e, assim, seguimos nosso caminho de melhorias constantes e conquistas profissionais”, completa.


De olho no futuro, mas com os pés no presente

Na visão de Bruna, para liderar com eficiência é importante entender muito bem onde se quer chegar no futuro, sem deixar de prestar atenção no presente. Assim, ela acredita que, com os objetivos em mente, o gestor precisa pensar no que pode fazer para alcançar essas metas. “Quem fica esperando o momento certo para fazer as coisas acontecerem, corre o risco de agir quando for tarde demais”, aponta. “Coloque no papel pequenas mudanças que você pode fazer hoje, tais como: organização, treinamentos, parcerias com fornecedores e assim por diante. Aja com o que você tem! Nem sempre é preciso fazer grandes mudanças para conseguir resultados significativos. Muitas vezes, basta gostar do que faz, ter clareza e agir acreditando que vai conseguir”, conclui.


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